Comemore o sucesso com a sua equipe!

Comemorar os resultados com a equipe faz muito bem! É como ratificar a ideia de que o grupo está no caminho certo e comprovado por meio de números e informações. Por isso, a comemoração deve fazer parte da conclusão dos trabalhos de uma empresa.

Nada mais justo do que reconhecer o esforço de todos e distribuir elogios publicamente. Qualquer colaborador espera por reconhecimento, pois é um fator determinante para a retenção dos melhores profissionais.

Cada colaborador que “veste a camisa” da empresa e “sua” junto com a equipe, merece respeito e valorização. Desse modo, a comemoração pode ser uma excelente oportunidade de externar as habilidades e competências de cada profissional, a fim de manter a qualidade do ambiente organizacional e elevar o sentimento de pertença ao grupo.

Por que comemorar?

Celebrar as vitórias do grupo é importante porque eleva o ânimo da equipe e colabora na identificação dos fatores que ajudam a identificar o que realmente funciona bem para que a qualidade seja mantida em alto nível. Sem retrospectivas e comemorações, o trabalho tende a ser desanimador. Também é momento oportuno para preservar as experiências bem-sucedidas que norteiam o desenvolvimento de novas realizações e aprimoramentos.

Comemore junto

A manutenção do clima organizacional favorável é um dos principais fatores que contribuem para os profissionais desejarem permanecer nos seus empregos, uma vez que favorece a preservação dos vínculos de confiança, afinidade e cooperação, interferindo ainda no desempenho de cada colaborador. Além disso, estar junto também corresponde a ouvir e atender as necessidades de cada membro das equipes. Muitas vezes, os fracassos acontecem por medo ou distanciamento profissional. Ao remover as barreiras, o caminho fica livre para uma trajetória exitosa. Isso merece comemoração.

Comemore com regularidade

Grandes realizações ou a solução de problemas complexos merecem comemoração. Até mesmo pequenos feitos notáveis merecem ser lembrados. Para isso, é conveniente celebrar com frequência e elaborar um calendário de realizações. Com o passar do tempo, as pessoas podem se esquecer das conquistas significativas. Manter a lembrança de triunfos e proezas deixa a motivação do grupo elevada.

Comemore a mudança

Ao comemorar as pequenas conquistas e corrigir as falhas, as equipes devem perceber que os processos de aprimoramento não foram encerrados e que novas mudanças podem acontecer. Se cada colaborador compreender que as transformações ocorrem com a sua contribuição, o engajamento é extremamente favorecido e interfere positivamente nos resultados. As retrospectivas reforçam esse processo.

Comemore cada etapa

A conclusão de uma etapa ou ciclo merece ser comemorado pois proporciona novos aprendizados e aproxima as pessoas. O início de ano favorece a reflexão acerca das práticas negativas e dos empreendimentos que deram resultado, além de inspirar novas conquistas, sonhos e aspirações. Isso é bastante motivador e pode ser o combustível que a equipe necessitava para trabalhar com entusiasmo.

Comemore publicamente

Comemorar os pequenos feitos da sua equipe é muito bom. Mas pode ser melhor ainda se a comemoração for estendida para toda a empresa. Isso vale tanto para as vitórias como para os desafios a serem superados. A aglutinação de forças faz muita diferença no cotidiano do trabalho. Ao agir de modo público e com transparência, os esforços da empresa são reconhecidos por todos e ainda promove empoderamento. Isso faz muito bem!

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *