Carro parado por muitos dias afeta os pneus, mantenha a calibragem correta e evite acidentes

É muito importante manter a pressão correta dos pneus do seu veículo, pois além de melhorar o desempenho do carro e economizar combustível, ainda contribui para sua segurança.

Você sabia que andar com os pneus descalibrados, além de trazer riscos de acidentes para o motorista ainda obriga o carro a consumir mais combustível? Pneus descalibrados também aumentam as probabilidades de estragos no pneu, comprometendo sua vida útil. Por isso devemos sempre manter a calibragem correta dos pneus do carro.

Um carro quando fica parado por muitos dias tem uma tendência natural de perder pressão nos pneus, por isso, se o seu carro estiver muito tempo parado na garagem, procure levar ao posto para calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana. Os pneus quando perdem pressão e ficam em uma mesma posição durante dias, ficam “quadrados”, levando uma trepidação ao volante até voltar ao formato correto, que ocorre com a calibração correta do pneu.

Outro fator que devemos levar em consideração para a segurança é que pneus descalibrados perdem aderência com o solo, tornando-se muito perigoso nas frenagens bruscas. O carro percorre um espaço maior do que deveria para parar pela falta de aderência e também, aumenta o risco de aquaplanagem em pista molhada.

Nas curvas, os pneus descalibrados dão outro problema que é reduzir a velocidade da entrada e do contorno da curva. Rodar com pneus descalibrados faz com que você gaste mais, pois há um maior desgaste prematuro e irregular dos pneus, diminuindo sua vida útil. A calibragem incorreta dos pneus também obriga o carro a gastar mais combustível. Em um teste realizado com um modelo que, abastecido com gasolina, faz uma média de 7,6 km/l, quando teve os quatro pneus descalibrados, sua performance caiu para 7,2 km/l, uma diferença de 5,3% no consumo. Contando que o modelo do veículo tinha um tanque com capacidade para 60 litros, a autonomia na cidade foi reduzida em 24 quilômetros.

Na estrada a diferença é menor, mas ainda assim, a calibragem errada dos pneus provoca um maior consumo de combustível. Com os pneus calibrados, o carro percorreu 11,7 km/l. Com a calibragem incorreta, o carro fez 11,5 km/l, uma diferença de 1,7%.

PSI (Pound Per Square Inch) é o sistema de pressão mais utilizado no Brasil. Na média, os veículos usam 30 PSI de pressão nos pneus, porém, cada modelo tem a sua calibragem correta.
Mas, como você pode saber qual a calibragem correta dos modelos de pneus que seu carro usa? Antes de mais nada, procure no manual do veículo por esta informação. Se não tiver o manual em mãos, a informação sobre calibragem e pressão dos pneus pode estar escrito na tampa de gasolina ou no lado de dentro da porta. Um único carro pode ser montado com diferentes tamanhos de aro, certifique-se qual aro do seu carro para não colocar a pressão errada.

Caso você não consiga levar o carro para calibrar os pneus, para não “achatar” o pneu procure movimentar o carro todo dia, seja trocando de lugar na garagem ou indo e voltando para frente e para trás algumas vezes. A movimentação do carro tira o peso do veículo de uma área específica, não permitindo que ele se “achate” e estrague o pneu. Nesse caso, a primeira atitude que você deve tomar ao sair da garagem com o carro é calibrar os pneus.

Manter os pneus calibrados, com a pressão correta, mantém a economia no consumo de combustível e manutenção do seu veículo e acima de tudo, a sua segurança.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

3 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *