Aprimoramento profissional para o crescimento da empresa

Na última década, muito se fala na Indústria 4.0, o termo que explica a aplicação das novas tecnologias nos principais processos industriais e, a grande transformação nas relações de trabalho. Já estava prevista a extinção ou reformulação de algumas profissões, além do surgimento de novas.

O fato é que a crise antecipou a chegada de novas tendências. Além da formação acadêmica e da capacitação técnica, as aptidões atualmente denominadas de hard skills e soft skills, estão sendo cada vez mais valorizadas pelas empresas.

Mas você sabe o que significam essas habilidades e competências que os profissionais das mais diversas áreas devem ter? Quem responde é o fundador da Upwards Consultoria, Luciano Neris. “Cada vez mais as empresas buscam por profissionais mais qualificados para o seu quadro, há uma luta acirrada pelos melhores espaços, então quem associar força de trabalho, atenção às tendências e inovação constante será um profissional de destaque”, frisa o consultor.

Termologias como hard skills, são capacitações técnicas que um profissional pode comprovar por meio de diplomas, certificados de qualificação, testes práticos. Já o Soft Skills, são as características perceptíveis, as habilidades pessoais e intangíveis lideradas por: criatividade, flexibilidade cognitiva, eficiência e gestão do tempo, resiliência, iniciativa e capacidade de se comunicar de maneira objetiva.

Segundo o consultor, tais exigências não são novas, são apenas um novo direcionamento no formato das qualificações mais desejadas pelos recrutadores. “Já estamos vivendo o futuro! O profissional da nova era não será um emprego baseado em comando x controle, padronizado x rotineiro, mas sim, um trabalho com propósito e desenvolvimento a ser desfrutado” explica Luciano.

Um outro ponto não menos importante é a formação dos profissionais, que se mantém em destaque e, é impulsionada, pelas facilidades que o ensino a distância traz. Para as empresas, os melhores talentos são os que estão dispostos a buscar por capacitações e crescer junto com ela.

A crise também está apresentando o lado da oportunidade, as possibilidades de crescimento não estão fechadas nesse período. Por isso, a mentora de carreiras, Atena Paiva, ressalta que, para alcançar o sucesso em momentos como este, “é preciso ter propósito, persistência e foco, sempre de forma disciplinada”. Para ela, um profissional aberto para novas experiências, determinado e focado no trabalho para contribuir com a empresa e que vê na crise “uma oportunidade de demonstrar suas qualificações profissionais, tem grandes chances de se tornar um forte aliado e pode, sim, obter neste cenário grandes oportunidades”, destaca.

Dicas de Sucesso

Adaptar-se e estar aberto a novas experiências são características essenciais para que o mercado de trabalho identifique o profissional como diferenciado e apto a competir com grandes talentos. Veja algumas dicas de ascensão profissional:

Fique atento a tudo que acontece, mesmo que as mudanças não atinjam diretamente sua rotina de trabalho. Assim é possível identificar muitas oportunidades para mostrar iniciativa.

Fazer perguntas embasadas pode demonstrar seu grau de interesse, conhecimentos e preocupação com a organização.

Seja proativo: Não espere ser lembrado por outros profissionais, “antecipe-se”, mostre-se disponível e animado para novos desafios.

Tenha senso de urgência protelar é um dos maiores vilões para crescimento pessoal e profissional, além de representar perigo para o bom andamento da empresa.

Tenha criatividade no dia a dia, procure formas mais econômicas de realizar tarefas. Dê sugestões para economizar energia elétrica, papel, impressão e outros custos do seu setor, ou da empresa.

Desenvolva um espírito de equipe as empresas estão em busca de profissionais capazes de trabalhar em equipe e produzir para o setor. Está errado quem acha que trabalhar sozinho é uma forma de se destacar.

Invista em capacitação identifique o seu objetivo profissional, ou seja, aonde você quer chegar. Trace os possíveis caminhos para chegar lá. Estabeleça metas para trilhar o caminho, como a realização de cursos de capacitação, graduação e especialização.

Outra alternativa para proporcionar o crescimento de profissionais dentro da sua empresa, é optar por um planejamento de desenvolvimento de pessoas dentro da empresa. A Energy People, empresa do Energy Group, oferece suporte às funções estratégicas e operacionais do seu RH. Conheça melhor essa solução clicando aqui.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *