A reinvenção do modelo de gestão

Há alguns anos vivíamos na era das organizações industriais, focadas somente em produção, porém hoje as tradicionais formas de gestão extremamente engessadas e burocráticas, já não dão conta das novas demandas do mundo contemporâneo.

O momento é de transição nas mais diversas áreas. As empresas precisam realizar essa migração, de organizações da era industrial para a era do conhecimento, das inovações tecnológicas, das descobertas por novos conhecimentos, da comunicação e da busca pela sustentabilidade. Como principal característica, os novos modelos gestão têm o capital intelectual como principal diferencial de mercado.

Para o sucesso da transição, dos modelos tradicionais para os modelos de organizações do conhecimento, torna-se necessária a implantação de um processo contínuo de gestão da mudança. É questão de sobrevivência e de continuidade em um mercado cada vez mais hostil e competitivo.

 
Alguns tópicos importantes para a atualização dos modelos de gestão:

1) Desenvolvimento de uma visão holística e sistêmica: desenvolver nas pessoas a visão do todo; pensamento global e ações locais; desenvolver novos conhecimentos, habilidades e atitudes;

2) Mudanças na cultura organizacional: mudanças no estilo gerencial, para modelos mentais mais flexíveis, inovadores e criativos;

3) Adaptações na estrutura organizacional: formação de uma estrutura mais horizontal; menos hierárquica; que incentive a inovação e a criatividade.

 
Desafios da gestão empresarial moderna

Os modelos contemporâneos de gestão têm como desafio promover o desenvolvimento sustentável das organizações. Devem gerar valor para as empresas, para as pessoas e para o meio ambiente; conciliar desenvolvimento econômico, ambiental, social e cultural.

Deve-se salientar que o processo de mudança no processo de gestão não é simples e exige discernimento por parte dos gestores.

 

Energy Pleople, empresa do Energy Group, oferece suporte às funções estratégicas e operacionais ao RH das empresas. Conheça melhor suas soluções clicando aqui.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *