A importância de se manter os talentos dentro da empresa

Em toda empresa há profissionais talentosos que se destacam no quadro funcional por apresentar resultados e desempenho acima da média. Geralmente um bom profissional é uma pessoa inteligente e repleta de valores. Possui amplo conhecimento, técnica apurada e expertise diferenciada, características que apontam uma performance de destaque entre os demais colaboradores.

Profissionais brilhantes podem ser considerados como o principal ativo da empresa, por serem os responsáveis pelo desenvolvimento das atividades da organização. “Os talentos” são bem valorizados pelos agentes do mercado de trabalho, sendo disputados pelas principais companhias, uma vez que representam investimento certo em capital intelectual.

No ambiente interno, os processos de avaliação e desempenho auxiliam na identificação desses talentos e a convivência diária acaba por colocá-los em evidência. Todavia, as dificuldades podem surgir na preservação dos “gênios” na empresa, pois um grupo de alto desempenho produz resultados excepcionais.

Como mantê-los?

Para manter um profissional talentoso no quadro de funcionários não basta apenas o pagamento de um bom salário e o fornecimento de benefícios. Considerando a competitividade do mercado e as constantes mudanças do ambiente externo, a manutenção dos talentos é uma atitude que requer o uso de estratégias e um conjunto de ações positivas para expressar reconhecimento e a alimentar a motivação.

Ascensão profissional

A elaboração de plano de carreira bem estruturado faz a diferença para a permanência dos talentos, pois permite o desenvolvimento das aptidões e a consequente de evolução profissional. Outra contribuição significativa é o desenvolvimento da cultura de feedback que garante o devido retorno às aspirações, questionamentos e avaliações dos colaboradores, o que evita frustração, arrependimento e insatisfação.

Marca positiva

Construir boa reputação e manter a imagem da empresa em evidência são tarefas complexas que exigem tempo e dedicação. Mas os resultados aparecem e atraem gente talentosa. Não é por acaso que os investimentos em ações de Employer Branding têm aumentado consideravelmente, a fim de atestar a importância da construção de uma marca empregadora e que é capaz de manter profissionais brilhantes em seus quadros.

Qualidade de vida

O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal proporcionam qualidade de vida acima da média tal qual é a visão dos profissionais talentosos. Por isso, a convivência em um ambiente descontraído que oferece estrutura moderna, equipamentos adequados, flexibilidade de horário, cursos de aperfeiçoamento e a possibilidade de confraternizações são fatores que influenciam a permanência dos melhores profissionais.

Benefícios da retenção de talentos

  • Ambiente agradável;
  • Atrai novos talentos;
  • Diminui a rotatividade;
  • Favorece as tomadas de decisão;
  • Inovação;
  • Maior engajamento;
  • Manutenção da qualidade;
  • Melhor produtividade;
  • Permite a realocação de funcionários;
  • Reduz gastos trabalhistas;

 

Resultado

A retenção de profissionais brilhantes exige uma relação adequada entre desempenho, reconhecimento e premiação. É uma atitude decisiva para o enfrentamento da concorrência e para a preservação desses colaboradores na empresa. Uma equipe de alta performance, estável e valorizada, só pode levar ao crescimento dos negócios.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *