A importância de mentores no desenvolvimento dos profissionais

Ter um mentor, é basicamente conseguir os conselhos certos, um feedback honesto e imparcial. É ele quem dará direcionamento para que a outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, desenvolva suas habilidades, aprimore seu potencial e se torne melhor pessoal e profissionalmente.   

O mentor pode ser um professor, um gestor, ou até um autor de um livro que resultou em alguma inspiração na carreira.  Em outras palavras, é alguém com bastante experiência na sua área, que vai compartilhar experiências sobre a carreira e vivência dele.

Diferente do coach, que te ajuda a chegar às próprias conclusões e encontrar as respostas em você mesmo, o mentor lida com um tipo de situação em que o melhor que tem a fazer é dar conselhos objetivos.

A mentoria pode ter várias finalidades, como por exemplo, encontrar a solução para resolução de uma questão específica, ou até mesmo aconselhar sobre a condução geral da carreira. Conheça algumas vantagens:

  1. Agende reuniões regulares: as reuniões podem ser informais, mas é importante se preparar para encontro, seja ele presencial ou virtual. Seja claro ao transmitir seus objetivos e metas e discuta a direção que pretende para o seu percurso;
  2. Seja tão bom como o seu mentor, mas não idêntico: o mentor é quem vai ajudar a moldar de forma produtiva o progresso profissional do mentorado. Aprenda os bons hábitos, interiorize o que ele tem de bom e desenvolva ideias e perspectivas diferentes, seja tão bom quanto ele, mas não igual.
  3. Saiba qual é o momento ideal para terminar a parceria: chegará o momento que o mentorado seguirá seu caminho sozinho, quando não terá mais a aprender com o seu atual mentor. É normal.

Ter esse tipo de parceiro na sua vida proporciona a orientação necessária, no que diz respeito a desenvolvimento profissional, com acesso as ferramentas necessárias para se manter focado e estratégico. Além disso, a mentoria também pode contribuir para despertar potenciais adormecidos e que podem ser diferenciais, quando aplicados à carreira.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.