A desconstrução dos novos tempos

O mercado mundial foi diretamente afetado pela pandemia. Mas, como em toda crise, essa quarentena trouxe também, novas oportunidades.

As empresas tiveram que recorrer às pressas ao home office para continuarem ativas, atividades comerciais consideradas não essenciais como lojas de vestuário, bares e entretenimento tiveram que fechar suas portas e aguardar o ‘afrouxamento’ das medidas de isolamento. As empresas que oferecem serviços online foram as que melhor se adaptaram ao trabalho remoto, ainda assim, muitos profissionais estão experimentando o home office pela primeira vez e precisam entender a situação e se reinventarem rapidamente!

Neste período de quarentena, muitas pessoas estão aproveitando este período de quarentena para reciclar seus conhecimentos e fazer cursos online que tenham a ver com o seu trabalho. Os cursos se estendem para o aprimoramento pessoal, afinal, podemos estudar um novo idioma, aprender a tocar um instrumento e até mesmo, realizar cursos profissionalizantes ou pós graduação.

E, quanto aos profissionais que não podem ganhar dinheiro de forma online? Bom, estes profissionais estão se adequando a esta nova realidade e buscando meios alternativos, se desconstruindo para se reinventar nesse momento. 

A telemedicina, atendimento médico realizado à distância, é outra tendência que a pandemia trouxe e provou-se extremamente eficiente. Este tipo de consulta já era praticado por algumas empresas e planos de saúde, mas, somente em alguns casos. Atualmente, este tipo de atendimento se massificou e até médicos de hospitais públicos estão utilizando.

Mesmo com a restrição imposta pelos governantes e o isolamento social, o mundo não parou! Existem pizzarias fazendo entregas com drone, atendimentos e consultas com psicólogos realizadas via celular ou tablet e, é claro, o aumento na procura por profissionais da área da saúde nos hospitais. Segundo a plataforma Glassdoor, 12 mil vagas foram abertas para médicos em todo o Brasil.

Os supermercados estão contratando estoquistas, enquanto o setor de logística teve aumento considerável nas vagas oferecidas – procurando motoristas e entregadores. Vale destacar a área de Call Center, a todo vapor, com cerca de 10 mil vagas abertas, ficando abaixo somente da área médica.

No setor de tecnologia, as lojas de comércio eletrônico tiveram aumento no faturando durante a pandemia. Nos Estados Unidos, a Amazon contratou 175 mil novos empregados e projeta um crescimento entre 16% e 22%, seguindo a mesma estratégia adotada pelo Alibaba e JD.com, na China, que cresceram durante a epidemia do SARS.

Cabe a reflexão e a atitude para se reinventar e manter-se ativo. Usar a dificuldade como uma oportunidade de seguir adiante. É um momento delicado que pede que cuidemos de nós mesmos, e assim, cuidamos do outro. E a solidariedade, se tornou a chave para sairmos dessa situação o mais rápido possível.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *