4 Dicas de como melhorar o desempenho do carro

O desempenho de um carro depende muito de sua forma de guiar do motorista, mas, também é influenciado por alguns aspectos como calibragem correta, óleo de motor e combustível utilizado, tamanho da roda etc. Confira algumas dicas valiosas que poderão ajudar a melhorar o desempenho do veículo.

Aumentar o desempenho não quer dizer apenas mais potência e velocidade, pode ser também mais segurança ou aumentar a economia de combustível e diminuir o desgaste de peças e acessórios.

 

Pneus

Indispensáveis para a segurança, os pneus são os principais responsáveis por garantir a aderência do veículo à pista, seja em pista seca ou molhada, além de dar estabilidade e melhorar o controle do motorista sobre o veículo. Lembre-se que velocidade sem controle pode ser fatal!

A importância dos pneus não está ligada apenas à segurança. Os pneus podem aumentar o desempenho de seu carro se estiverem com a calibragem correta. Só isso já garante que o carro ande sem danificar outros componentes e pode até, ajudar a economizar combustível. Lembre-se sempre de checar se os pneus estão dentro da validade, sem riscos, irregularidades ou ressecamento. Nunca dirija com pneus carecas, além de uma possível multa, a sua segurança fica extremamente comprometida.

Caso você esteja buscando, além de economia e segurança, maior velocidade, fique atento a duas dicas: pneus mais altos melhoram a capacidade do carro de atingir boas velocidades e pneus mais largos aumentam a estabilidade de todo o veículo.

 

Rodas

Não dá para falar de pneus sem falar sobre as rodas. Em geral, os automóveis já saem da concessionária com um bom jogo de rodas e, em alguns casos, eles podem ser de liga leve e até esportivos. A liga leve ajuda no desempenho do carro, tanto na velocidade como no consumo, já que significa menos peso total para o motor empurrar.

No item acima dissemos que pneus mais altos ajudam no ganho de velocidade, a mesma dica vale para as rodas, uma vez que maior o diâmetro, maior a velocidade. Mas é importante ficar atento a alguns detalhes importantes.
O tamanho do novo jogo de rodas deve estar de acordo com as especificações da fabricante do carro, do contrário, o maior diâmetro das rodas pode fazer com que os pneus acabem entrando em contato com o para-lamas, aumentando o desgaste dos pneus e diminuindo o rendimento do veículo.

Cheque também no manual do proprietário se o motor do carro suporta o novo tamanho de rodas. Se isso não acontecer, exigirá mais do motor fazendo com que o carro renda menos e consuma mais combustível.

 
Filtro de ar

Para o bom funcionamento do motor é preciso evitar o super aquecimento e, para ser resfriado, ele recebe ar diretamente da parte dianteira do carro. Essa entrada de ar traz muita poeira e outras partículas de sujeira. É aí que entra em ação o filtro de ar.

Os carros saem de fábrica, geralmente, com um filtro de ar de papel. Embora o filtro de papel seja eficiente para reter partículas que podem ser prejudiciais ao motor, eles deixam pouco ar entrar, fazendo com que o carro perca desempenho.

Os filtros de ar esportivos, com o intuito de aumentar o desempenho do carro, são feitos de malha metálica, permitindo uma maior refrigeração do motor e deste modo, o motor ganha alguns cavalos de potência. Mas os proprietários de carro que usam este tipo de filtro precisam ficar atentos pois como a entrada de ar é maior, entra mais poeira e sujeira também, necessitando assim, maior atenção à manutenção e à limpeza para evitar o desgaste prematuro de componentes do motor.

 
Combustível, óleo e outros ajustes finos

É possível melhorar o desempenho do seu carro apenas usando o combustível correto, sem necessitar personalizar ou instalar acessórios.

Abasteça seu carro em postos de confiança! Gasolina, diesel ou etanol adulterados são verdadeiros vilões quando o assunto é desempenho, o combustível correto aumenta o desempenho, enquanto o combustível ruim, não só diminui o desempenho como pode estragar o motor do seu carro. Não existe milagre, sempre desconfie e fuja de promoções tentadoras e postos clandestinos.

Faça a troca de óleo dentro do tempo ou quilometragem indicados pelo fabricante. A troca de óleo é fundamental para que o motor não sofra danos ou desgaste excessivo. Use sempre o tipo de óleo recomendado pelo fabricante.

Não se esqueça de realizar as revisões preventivas e sempre verificar o balanceamento, alinhamento e condições gerais do seu veículo.

Seguindo estas dicas, não só terá um melhor desempenho como também, aumentará a vida útil do veículo.

Possui um veículo Energy Fleet Services? Nossa equipe, altamente especializada, está à sua disposição para auxiliar no que precisar. Basta nos contatar aqui.

 —————————

Sua opinião é muito bem-vinda! Comente, se expresse, esse espaço é seu 😉

Por favor, verifique os termos antes de realizar seu comentário:

  • Os comentários do blog são moderados.
  • Só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo.
  • Comentários anônimos não serão publicados.
  • Não coloque links de artigos de seu blog nos comentários.
  • Deseja nos contatar? Acesse o formulário de contato aqui.
  • Os comentários não refletem a opinião do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *